HISTÓRIA DA IMPRENSA

A Imprensa da Universidade Federal do Paraná foi fundada em meados do ano de 1960, nascendo com o objetivo de apoiar a produção científica e administrativa que a UFPR, nesse período quase quinquagenária, já produzia.

Nas primeiras três décadas de sua existência, a linha de produção da Imprensa da UFPR era tipográfica em sua totalidade. Nessa época, o tipógrafo utilizava os tipos móveis (pequenos blocos retangulares de metal tendo em relevo a forma de uma letra) para compor manualmente os textos a serem impressos: montagem das matrizes tipográficas.

Assim, cada letra, cada palavra, cada frase que compunha as páginas dos materiais era cuidadosamente composta pelas mãos do tipógrafo. Em seguida a matriz tipográfica montada seguia para a etapa de prova, que consistia em imprimir os textos montados da matriz em uma folha de papel, com a ajuda da prensa tipográfica. A prova tipográfica era de grande importância, pois por meio dela o tipógrafo analisava tecnicamente a montagem da matriz e um revisor de textos fazia a revisão ortográfica. No caso de um livro, todas as páginas passavam por esse processo para serem aprovadas e só então eram encaminhadas para a impressão final (prensa mecânica).

Depois de impressas, as páginas eram encaminhadas para a Seção de Acabamento, onde eram organizadas para receber o corte, a costura e a colagem. As capas dos livros eram montadas com papéis e papelões mais robustos que eram colados para segurarem mais firmemente as páginas do miolo, dando o formato de livro propriamente dito.

Nos fins da década de 80, no Brasil, os computadores passaram a fazer parte da realidade industrial como um todo, sendo introduzidos também no setor de produção gráfica. Seguindo essa tendência, a Imprensa da UFPR adquiriu os primeiros computadores que modernizaram a composição e montagem dos textos nas páginas. Nesse período, também foram introduzidas as primeiras máquinas offset, que aceleraram o processo de impressão para grandes tiragens. Ao final da década de 90 e início do novo milênio, a Imprensa havia alargado o leque de opções de materiais impressos produzidos, como também evoluído na complexidade das impressões em policromia, caminhando paralelamente ao ascendente universo de possibilidades criativas da produção editorial e da comunicação visual.

Atualmente, a Imprensa continua atendendo às demandas de materiais gráficos das diversas unidades acadêmicas e administrativas da UFPR. O que impulsiona o trabalho da Imprensa é a busca constante por qualidade dos processos de produção para atingir um produto cada vez melhor.